Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 17h28 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 18h44 | Acessos: 5990

 

 

                 

Em cumprimento ao Decreto Federal nº 5.940 – 25/10/2006, a Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Belém, instituía em junho de 2009, a Coleta Seletiva Solidária com a separação dos resíduos recicláveis gerados na instituição para destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Para atender o Art. 5º do referido decreto, foi formada a primeira Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA, a partir de uma palestra para a sensibilização chamada Reunião Ampliada, ocorrida em 24 de abril de 2007.  Em novembro, a comissão foi formalizada sob a Portaria nº 3411 de 13/11/2007. Atualmente a comissão encontra-se na sexta formação sob a Portaria Nº 2928/2021. 

Ao longo destes anos de atuação, a comissão têm trabalhado para ampliar e consolidar a implantação da Coleta Seletiva junto à comunidade universitária, com a realização de projetos e ações de sensibilização como o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” e o Projeto de Extensão “Separar para a Coleta Seletiva Solidária: um gesto simples, uma atitude nobre”.

Até 2017, o local para armazenamento temporário dos materiais recicláveis coletados no Campus funcionava em um depósito improvisado. A partir do ano de 2017, um novo local no Setor de Transportes foi adaptado para a finalidade de armazenamento temporário dos materiais recicláveis. Além disso, foi adquirida também uma balança digital com capacidade de 1ton, para pesagem dos materiais entregue às cooperativas.

Atualmente a UFPA conta com 30 Locais de Entrega Voluntária (LEV) distribuídos nos quatros setores da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, destinados para papel/papelão, plástico, vidro e metal. A coleta é realizada 2 vezes por semana (terças e quintas).

Com a revogação do Decreto Federal nº 5.940 – 25/10/2006, foi instituído o Decreto Nº 10.936 – 12/01/2022, onde em recente Edital de Chamamento Público nº 01/2021, já introduziu as atuais normativas para o chamamento de habilitação das cooperativas de catadores cujo pleito, resultou na seleção de sete cooperativas habilitadas a receber os materiais recicláveis. São elas: Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol – CCMRFS, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis das Aguas Lindas – COOTARAL, Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá – COOTPA, Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém – ACCSB, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis – CONCAVES, Associação Cidadania Para Todos – ACT, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci – COCAVIP, onde se pactuou o revezamento para recebimento do material a cada quatro meses, aproximadamente.             

 Contatos:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    /    Telefone: (91) 3201-7370

 

Fim do conteúdo da página