Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico e Missão

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h01 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h13 | Acessos: 11253

A Universidade do Pará foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, após 05 (cinco) anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais. Para contribuir com implantação do campus universitário, denominado de Campus Pioneiro do Guamá ou Núcleo Pioneiro do Guamá, em 1971 foi criada a Prefeitura Multicampi pelo Reitor Prof. Aloysio da Costa Chaves, tendo como primeiro prefeito o Prof. Luiz Gonzaga Baganha. 

Ao longo de seis décadas, a Cidade Universitária passou por mudanças significativas. Os espaços têm sido expandidos devido a expansão de vagas nos cursos de graduação, a criação de novos cursos, ao aumento do número de projetos, dentro outros fatores. Atualmente a UFPA é composta por mais de 60 mil pessoas - entre alunos, servidores, prestadores de serviços.

Como responsável pelo planejamento, pela execução e pela gestão de ações no espaço físico dos campi, a Prefeitura Multicampi trabalha juntamente com diversas unidades da Universidade para construção de uma Universidade integrada e socioambiental responsável. 

Dentre as atribuições da Prefeitura, previstas em Regimento Interno, destacam-se: execução de projetos, instrução e acompanhamento de construção de obras, reformas, restauração, reparos, modificação, urbanização e manutenção dos prédios da UFPA; monitoramento da Gestão e Fiscalização dos contratos de manutenção geral da Instituição; vigilância patrimonial, conservação e limpeza, instalações elétricas, logísticas, hidráulicas, refrigeração, mecânicas, telefonia, conservação das áreas verdes e logradouros. 

Organizacionalmente, a Prefeitura é constituída pelas Diretorias de Espaço Físico, de Infraestrutura e de Segurança, que atuam de forma sistemática e colaborativa para atender as demandas da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página