Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissões

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h17 | Última atualização em Domingo, 02 de Julho de 2017, 03h55 | Acessos: 9417

Nesta seção são apresentadas as Comissões instituídas na UFPA para atendimento a legislação vigente, com o intuito de melhorar o desempenho institucional em questões relativas ao meio ambiente e a sustentabilidade.


Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Universidade Federal do Pará

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto nº 5940/2006 que determina a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”. Essa legislação, além de incentivar a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, possui preponderantemente um caráter social, já que formaliza e apoia as cooperativas e associação de catadores. 

Para consolidar as atividades da Coleta Seletiva Solidária na UFPA foram designados servidores de diferentes cargos, formações e setores por meio de Portaria. Tal Comissão além de ser responsável por consolidar a implantação da Coleta tem ainda a atribuição de supervisionar a separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, bem como a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, conforme dispõe este Decreto.

 

Comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Universidade Federal do Pará

A nova Comissão do Plano de Logística Sutentável é responsável por organizar, sistematizar e aprimorar práticas já existentes, além de orientar a implantação de novas práticas de sustentabilidade e socioambientais nos campi da Instituição.

Em 2017, a UFPA prepara o lançamento do seu primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS), tendo como diretriz o Programa de Eficiência do Gasto Público – PEG; o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel;  a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P; a Coleta Seletiva Solidária;  o Projeto Esplanada Sustentável – PES; e as Contratações Públicas Sustentáveis - CPS, coordenada pelo órgão central do Sistema de Serviços Gerais – SISG, na forma da Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MP.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página