Comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2023

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 18h36

Links relacionados:

Para marcar os debates sobre meio ambiente no mês de junho, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra), com apoio da Diretoria de Espaço Físico (Diesf), da Prefeitura Multicampi da UFPA promoverá o evento “Junho: Mês do Meio Ambiente”, com o tema “A Prefeitura e seu papel no processo de inclusão de critérios socioambientais na UFPA”, no dia 21 de junho de 2023, das 9h às 12h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci), no Setor Básico do Campus Guamá.

O evento contará com duas palestras, uma mostra de vídeos e uma pesquisa com os servidores da prefeitura sobre percepções das questões ambientais. O objetivo do evento é contribuir para o despertar de uma consciência socioambiental e para a responsabilidade de cada um na construção de uma nova cultura no âmbito global, principalmente com relação à geração de resíduos sólidos – em especial do “plástico nosso de cada dia”. Quer mostrar também, entre as possíveis opções, a separação dos materiais recicláveis para a prática da coleta seletiva, entre outras atitudes simples.

Gestão sustentável - Em um momento em que todos os órgãos públicos são chamados a tornar suas ações sustentáveis, faz-se necessário avançar e ampliar os ganhos sociais e ambientais em práticas dessa natureza na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, é importante o envolvimento e a participação efetiva dos servidores, em especial dos seus dirigentes, para a implantação de ações em suas unidades.

A UFPA, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025), define como sua missão “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”, além de estabelecer como um de seus objetivos estratégicos “Promover a responsabilidade socioambiental”, sob coordenação da Prefeitura Multicampi.

Parte dos temas do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, seguindo o estabelecido em lei, é de gestão da Prefeitura Multicampi, como: energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, contratações sustentáveis de obras, serviços de vigilância, de limpeza e manutenção predial.

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da Prefeitura Multicampi traz a iniciativa estratégica “UFPA Sustentável”, com ações voltadas ao atingimento das metas estabelecidas no PDI vigente e no PLS. Para tanto, é importante a adesão dos dirigentes na implantação efetiva de ações socioambientais, o que poderá resultar no envolvimento e na participação dos demais servidores.

Junho do Meio Ambiente - "O dia 5 de junho de 2023" marcou o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando se deu a abertura do Primeiro Encontro da Cúpula de Meio Ambiente, em Estocolmo, em 1972.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado ao longo do mês de junho, que passou a ser o mês do Meio Ambiente. Todos os anos, as comemorações têm um tema, e, neste ano, foi #AcabecomaProduçãodePlástico#, tendo como anfitriã Cote d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, que acolheu os eventos centrais celebrando a data, em parceria com Países Baixos ou Holanda.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral António Guterres defendeu a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável. Para ele, o mundo tem que combater o problema de “consequências catastróficas”, referindo-se a mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas no mundo todos os anos. Um terço é usado apenas uma vez e diariamente se despeja nos oceanos, rios e lagos uma quantidade de plástico equivalente à carga de mais de 2 mil caminhões de lixo.

A data convoca governos, empresas, universidades, organizações comunitárias, cidades e indivíduos a reduzirem o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pela humanidade.

Para contribuir com um mundo melhor e mais sustentável, não são necessários grandes gastos e mudanças radicais. Qualquer um pode adquirir hábitos simples, aplicados no dia a dia. Economizar água e energia, reduzir o consumo e praticar a coleta seletiva são algumas maneiras eficazes de diminuir seu impacto no mundo, sem mudar a rotina.

Serviço:
Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi
Data: 21 de junho de 2023 (quarta-feira)
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Confira a programação.

Texto e arte: Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA/Dinfra/Prefeitura Multicampi)

Imagens do Evento - 21/06/2023

WhatsApp Image 2023-06-21 at 12.57.40 (2)

WhatsApp Image 2023-06-21 at 12.57.48

WhatsApp Image 2023-06-21 at 12.57.40

WhatsApp Image 2023-06-21 at 12.57.40 (1)

WhatsApp Image 2023-06-21 at 12.57.47 (1)