Reunião com parlamentares discute recursos para a UFPA

• Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 12h29
  • Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h40

Representantes da Administração Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniram-se nesta segunda-feira, dia 14, com parlamentares da bancada paraense, para discutir e propor uma atuação conjunta que garanta o desenvolvimento institucional, ameaçado pela crise econômica e fiscal do país. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, no Campus de Belém. O diálogo foi aberto pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que fez uma breve apresentação da atual situação orçamentária da Universidade.

De acordo com o reitor, em 2014, o orçamento de investimentos da Instituição, para obras e equipamentos, era de aproximadamente R$ 80 milhões, mas, nos últimos anos, esse valor caiu pela metade. Além dos cortes, em 2017, dos quase R$ 40 milhões orçados para a Universidade, apenas 16 milhões foram liberados, até agora, pelo governo. Com isso, cerca de quarenta obras da UFPA encontram-se atualmente inacabadas, sendo necessário aproximadamente R$ 100 milhões para concluí-las.

“É importante ver essa reunião como um esforço coletivo da Universidade com a bancada parlamentar para criar as condições necessárias para atravessarmos esse momento de crise. Não se trata só de pagar a conta de energia; trata-se de continuarmos evoluindo, avançando academicamente e cientificamente. É muito importante a Universidade cultivar essas relações com os parceiros na sociedade, que reconhecem a sua importância e podem contribuir para solucionar os problemas. As negociações da UFPA com a bancada paraense, iniciadas no primeiro semestre, já deram um resultado importante, que foi a inclusão, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018 de uma emenda de bancada, impositiva, em favor das universidades federais no Pará. Precisamos, agora, confirmar essa emenda na lei orçamentária e garantir um valor que expresse a importância e as necessidades das instituições. Agradecemos imensamente o apoio que temos recebido dos parlamentares, fundamental para continuarmos prestando serviços de qualidade à sociedade”, disse o reitor.

“É importante ver essa reunião como um esforço coletivo da Universidade com a bancada parlamentar para criar as condições necessárias para atravessarmos esse momento de crise. Não se trata só de pagar a conta de energia; trata-se de continuarmos evoluindo, avançando academicamente e cientificamente”, disse o reitor.

O encontro contou com a presença do senador Paulo Rocha (PT), dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Nilson Pinto (PSDB), e das assessoras Inês Silveira e Georgina Glavão, na ocasião representando o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL).

Encontro reitor Emmanuel com políticos Foto Alexandre de Moraes site5Entre os representantes da Administração Superior, participaram da reunião os pró-reitores Karla Andreza de Miranda, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep); Edmar Costa, de Ensino de Graduação (Proeg); Horacio Schneider, de Relações Internacionais (Prointer); Raquel Borges, de Planejamento (Proplan); João Cauby de Almeida Junior (Proad); Nelson José Junior, de Extensão (Proex); a diretora de Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; e o prefeito multicampi, Eliomar Azevedo.

Segundo Emmanuel Tourinho, o encontro da gestão da UFPA com os parlamentares também foi uma oportunidade para discutir medidas que o Congresso pode tomar, relacionadas ao descontingenciamento do orçamento de 2017, e agradecer os esforços para a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de uma emenda de bancada em favor das universidades federais paraenses.

Para o senador Paulo Rocha (PT) é fundamental que a bancada tome consciência da situação e possa ir ao socorro das universidades paraenses. “Além da emenda de bancada impositiva, já garantida, eu considero importante os esforços para assegurar as emendas individuais. É só administrar o quanto vamos lograr no orçamento. Acho que é papel meu como coordenador da bancada no Pará assegurar isso. E tem meu total apoio e de grande parte da bancada”, garantiu.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS) apresentou como proposta de ação imediata para 2018, a redução pela metade do fundo partidário para as campanhas eleitorais de R$3,6 bilhões, que correspondem a 0,5% das receitas correntes líquidas do orçamento de 2018. “A bancada do PPS colocará essa proposta em debate esta semana, que é de reduzir o fundo partidário para 0,25%, portanto, a metade, para que a diferença possa ser alocada para o setor da educação, inclusive as universidades.Outra frente é trabalhar para que emenda de bancada que nós definimos como uma das duas impositivas, possa alcançar os recursos necessários para a conclusão das obras inacabadas da Universidade”, frisou.

O deputado Nilson Pinto também ressaltou seu apoio à retomada do programa de custeio da UFPA, prejudicada com o contingenciamento de recursos. “Nós vamos trabalhar para que isso aconteça, para que a UFPA possa retomar seu programa de custeio sem maiores dificuldades. Discutimos aqui também outras prioridades da Universidade, como os investimentos que ela precisa fazer, o recurso que precisa captar para colocar em ordem as obras que estão paralisadas” disse.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes