Vigilantes da UFPA participam de curso sobre cuidados com animais

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 14h59
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 06h03

Colaboradores das empresas terceirizadas do setor de vigilância da Universidade Federal do Pará participam nesta segunda, 19, e terça, 20, de um treinamento sobre os cuidados com os cães que circulam no campus e sobre como administrar as situações de conflitos envolvendo esses animais e a comunidade acadêmica. A ação atende às recomendações do Ministério Público Federal e faz parte do planejamento da Prefeitura da UFPA em parceria com gestores, professores, técnicos e representantes do Projeto Voluntário “Peludinhos da UFPA”.

As palestras foram realizadas no Auditório Setorial Básico I, do Campus do Guamá, de 8h30 às 10h. No primeiro dia de programação, 25 vigilantes participaram do treinamento, conduzido pelo diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA, professor Leônidas Olegário de Carvalho. O objetivo foi de apresentar aos participantes conteúdos referentes à preservação do bemestar dos cães que ocupam os espaços da Instituição, à legislação que pune quem imprime maus tratos a esses animais e à necessidade de identificação dos pontos de fragilidade na vigilância do campus.

Orientações Dentre as orientações repassadas aos vigilantes estão: coibir a entrada de cães no campus; não permitir que as pessoas alimentem esses e outros animais e evitar ações de maustratos. Segundo o professor Leônidas, apenas os integrantes do projeto voluntário “Peludinhos da UFPA” têm a permissão de alimentálos e essas ações poderão evitar vários transtornos à comunidade acadêmica. “Se um animal é alimentado em local inadequado, isso fará com que ele se acostume naquele espaço. Além disso, nem todo alimento que eles recebem é apropriado para eles e isso pode comprometer a saúde do animal”, ressalta o professor. O vigilante Irivelton Aragão considera as orientações importantes para a segurança tanto dos animais como das pessoas que frequentam a Universidade. “Todos os assuntos abordados foram muito interessantes porque serviu para ampliar nosso conhecimento de como lidar com esses animais e esse conhecimento iremos repassar para aquelas pessoas que circulam diariamente no campus”.

O vigilante Anderson Miranda, que está lotado no Campus Guamá há seis meses, também esteve atento às recomendações. “São orientações importantes que iremos seguir a partir de agora. Nosso trabalho é contribuir para a saúde desses animais e a segurança dos que frequentam a Universidade”.

De acordo com a engenheira sanitarista da Prefeitura da UFPA, Jaqueline dos Santos, este é o segundo grupo que recebe a capacitação. O primeiro foi o de colaboradores de empresas do setor de limpeza. A partir da aprovação de um projeto de extensão que está em discussão na
Universidade, as ações serão estendidas para toda a comunidade acadêmica.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes